segunda-feira, 18 de maio de 2015

Como educar um filho da maneira correta ?

Esse assunto gera grandes polêmicas e debates,pois todos os pais julgam estar sempre corretos quando o assunto é educação do filho. A verdade é que é muito difícil educar alguém para a vida é ninguém quer se sentir culpado pela má educação de seus filhos.
Criar filhos inteligentes, responsáveis, tolerantes, com boa autoestima... 
Educar é um desafio diário para todos os pais, sem exceção. As dúvidas que vêm com essa responsabilidade.

A importância dos limites

"A palavra-chave para educar os filhos é não." 

Essa palavrinha mágica é muito importante na formação da criança e, apesar de parecer fácil dizê-la, os pais penam para manterem-se firmes no "não". 
Dar limites de forma coerente é o principal desafio nos sete primeiros anos da criança - que são também os mais importantes na vida dela, pois é a fase construtora, quando as bases da personalidade são estabelecidas.
Muitos pais não querem ser autoritários e essa insegurança de errar ou traumatizar os filhos atrapalham a construção de uma autoridade saudável e necessária. 

"O pai não pode ficar em cima do muro. Dizer ‘não’ e depois ceder ou dizer ‘sim’ e depois mudar de ideia é muito ruim para os pais, que perdem autoridade, e para as crianças, que ficam sem referência".

Isso acaba ensinando, sem querer, que se o filho fizer birra ou seduzir os pais, é possível conseguir tudo o que querem. 
O resultado? As crianças não amadurecem e podem permanecer nessa fase de desenvolvimento, em que são impacientes manipuladoras, intolerantes, inseguras, egocentradas e cheias de si.

Na verdade não existem receitas para educar as crianças, mas é importante que os pais sejam coerentes na hora de dizer sim e não, sabendo os limites do que elas podem ou não fazer vão se modificando conforme o tempo. Por mais duro que os pais sejam, eles educam com amor. Se vocês não fizerem isso em casa, as crianças vão aprender os limites fora de casa, e vai ser muito pior concerteza.

Nós que somos país também temos nossos medos e dúvidas, mas concerteza queremos sempre o melhor para nossos filhos, e isso inclui dizer não.

Vamos pensar mais nisso e colocar mais limites em nossas crianças para não se tornarem adultos fúteis e mal educados com o mundo.


Regrinhas para uma educação saudável :

a) Aprender a dizer não, para que a criança aprenda limites e outras regras sociais de convivência


b) Dar autonomia, de maneira que a criança aprenda a fazer suas próprias escolhas e serem responsáveis pelas consequências delas


c) Não se esquecer de elogiar, pois quando a criança sabe quais são suas qualidades - e defeitos-, sua autoestima é fortalecida.

A criança que vive numa educação sem limites está sempre acostumada a ter seus desejos e vontades atendidos.Se torna uma criança chata, mimada, mal educada, uma criança que ninguém quer por perto. Muitos vezes é até uma criança isolada por colegas na escola, se torna uma criança solitária somente por não ter limites na educação em casa.

Dar tudo que uma criança quer não é educar.

Comprar a ausência dos pais com brinquedos e bens materiais também não é educar.

Faça-se presente e eduque VOCÊ seu filho.

Isso faz toda a diferença.



Bom galera espero que tenham gostado deste post.
Comentem aqui com sua críticas e sugestões para próximos post sobre país e filhos.
Grande beijo......



Nenhum comentário:

Postar um comentário