quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Trilha com crianças... É possível ?

Semana passada resolvi passar um dia diferente....mas com crianças a gente acaba pensando mil vezes antes de sair de casa com os pequenos não é? Eu e meu marido já estávamos querendo fazer uma trilha faz tempo mas acabamos adiando por causa das nossas meninas, mas desta vez tomamos coragem e fomos fazer a trilha até a Pedra Grande no parque estadual da Cantareira.

Levei minhas três filhas de 10,7 e 4 anos. Fiquei realmente preocupada achando que a pequena me daria trabalho e não iria andar, mas para minha surpresa ela caminhou como uma adulta,e aproveitou muito a paisagem.Fiquei muito feliz e as minhas meninas aproveitaram muito o passeio.Nao levei carrinho de bebê e se tivesse levado teria me arrependido pois iria empurrar um peso sem motivo.
Então tenho o grande orgulho em confirmar que é possível sim fazer trilha com crianças pequenas.
O grande atrativo dessa trilha é a paisagem da cidade de São Paulo que pode ser avistada a partir da Pedra Grande, maciço rochoso situado a 1.010 metros acima do nível do mar. Considerada de alto nível de dificuldade pela sua inclinação e extensão (9,6 quilômetros, ida e volta), a trilha também chama a atenção pela proximidade proporcionada com vegetação e animais da Floresta atlântica de planalto.
 Floresta atlântica de planalto:nomenclatura usada para designar a mata atlântica que é encontrada nas regiões de planalto do sudeste brasileiro, em que se destacam a presença de macacos bugios e de quatis.
O início da trilha está próximo da portaria do Núcleo Pedra Grande do Parque. Até a formação rochosa, de onde é possível avistar o Pico do Jaraguá, parte de Guarulhos e, em dias de céu azul, a Serra do Mar, o visitante caminha três quilômetros de estrada asfaltada. Na área do mirante há também um museu (Casa de Pedra), onde são realizadas exposições.Quando fui esse museu estava fechado, então não posso informar nada sobre ele infelizmente.

Durante o percurso aparecem algumas outras trilhas.
  • A Trilha das Figueiras possui 920 m de percurso variando de suave à íngreme, onde o visitante pode observar as árvores altas que deram o nome à trilha e possivelmente bugios alimentando-se de seus frutos, poderá ver também curiosos matacões (granitos) que sofrem o fenômeno denominado de esfoliação esferoidal, onde as rochas apresentam fendas;
  • A Trilha da Bica possui 1.381 m de percurso suave, circundando uma microbacia hidrográfica em que o visitante pode refrescar-se com a água da bica e observar, além de muitos pássaros, um bando de quatis que freqüenta a área;
  • A Trilha do Bugio com 370 m de extensão, onde se pode observar esse símio em suas árvores.Minhas filhas amaram ver os pequenos bugios com seus filhotinhos passando para lá e para cá nas árvores.Fui bom demais e valeu muito a pena ter feito este passeio.
A partir de uma bifurcação existente após a Pedra Grande, a trilha – que passa a ter piso de terra – leva até o Lago das Carpas, onde existe um parque infantil, área para lanche e banheiros.Demora para chegar até lá, mas chegando lá as crianças ficam doidas devido ao parquinho ser bem extenso e com muitas opções para se divertir.O famoso lago das carpas é bem bonito e com uma paisagem linda para as fotos, as mas carpas estavam em falta aquele dia pois não vimos nenhuma, somente peixinhos pequenos mesmo.
A Trilha da Pedra Grande é autoguiada e sinalizada durante todo o percurso. Ela também pode ser percorrida com auxílio e explicações de monitores (mediante agendamento prévio), que fornecem explicações sobre a Mata Atlântica e a importância da existência do Parque Estadual da Cantareira para a Região Metropolitana de São Paulo

Seguem informações sobre a trilha e sobre o parque:
Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
Localização: Município de São Paulo
Endereço: Rua do Horto, 1799
Distância: 10 km da Praça da Sé
Acesso: Marginal Tietê / Av. Eng Caetano Álvares / Rua Voluntários da Pátria / Av. Santa Inês / Av. Luís Carlos Gentile de Laet / Rua do Horto
Extensão: 9,6 km (ida e volta
Percurso: 3 horas
Piso da Trilha: asfalto, terra e cascalho
Características ambientais: Floresta atlântica de planalto.
Trilha autoguiada: nos finais de semana e feriados
Trilha monitorada: de 3ª.a 6ª (exceto feriados), período letivo escolar. Pré agendamento no início do semestre.
Como agendar: na sede do Parque
Fone: (11) 2203-3266
E-mail: monitores.cantareira@gmail.com
Horário da trilha: das 08h00 às 16h00
Horário da Parque: das 08h00 às 17h00
Limitação de usuário: nenhuma

Bom pessoal , deixo aqui mais um post super legal com uma experiência que vivi com minhas filhas, então acredite que é possível fazer passeios alternativos com as crianças, basta acostumá-los e ter paciência para explicar tudinhoooooooo sobre o passeio.
Grande beijo em todos e até a próxima aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário